Como Usar o Guia

INFORMAÇÕES DO PECURSO

O texto introdutório apresenta as características de cada trecho de um dia a ser percorrido, resumindo as maiores dificuldades físicas e de orientação. Traz também os pontos de maior interesse e os atrativos no entorno do caminho.

PLANO ALTIMÉTRICO

Para fazer o acompanhamento das planilhas e planos altimétricos, é necessária a utilização de um hodômetro (ciclocomputador) na bicicleta. São 7 planos altimétricos, referentes a cada etapa do Circuito. Representam as inclinações do relevo, indicando as subidas e descidas mais fortes, ajudando assim a programar o dia de pedalada.

MAPA

O mapa apresenta as estradas de asfalto, as cidades e os principais bairros por onde passa o Circuito.Somente estão representadas as estradas de terra utilizadas em nosso percurso. O mapa traz também a representação do relevo da região (em verde as regiões mais baixas e em marrom as mais altas).

CLASSIFICAÇÃO

Os Graus de Dificuldade Física e Técnica foram classificados tendo-se como referência um indivíduo não sedentário e não atleta, e que possua nível básico em técnicas de condução da bicicleta.

Ascensão Total soma de todos os desníveis subidos (refere-se ao total de metros ganhos em altitude e não à quilometragem rodada).

PLANILHA

Os textos que aparecem à direita são complementares aos símbolos, por isso leia-os atentamente. Fique atento à planilha para não cair fora do Circuito, pois existem muitas outras estradas de terra em toda a região.

Além da planilha, os roterios do circuito são todos sinalizados com placas e setas AMARELAS (específicas do roteiro), por isso ele é considerado auto guiado (self guided). O trajeto é circular, começando e terminando na cidade de Timbó-SC.